Dicas gerais e básicas para segurança de seu computador
Neste exato momento, milhares de computadores podem estar sendo invadidos, por gente que sabe muito bem o que está fazendo, ou mesmo por adolescentes querendo se divertir. Crackers, hackers, phreaks, lamers e toda uma fauna de criaturas perigosas estão mais ativos do que nunca.
A Internet não é segura. E, para variar, aqui no Brasil é até pior, porque não há legislação específica para punir os malfeitores digitais. O que se tenta fazer é enquadrar o bandido em outros delitos, como estelionato, falsidade ideológica ou crime contra a segurança nacional.
No entanto existem algumas precauções que se devidamente observadas podem diminuir bastante as chances de que o seu microcomputador seja invadido.Na verdade, tomando as precauções a seguir, você praticamente terá eliminado uma boa parte das chances de alguém conseguir acessar os seus dados privados.
Primeiro as regras básicas:
* Não escolha senhas fáceis, como nomes, o seu login, datas de aniversário, etc;
* Escolha senhas complexas, de oito dígitos, alfanuméricas, que intercalam números e letras, como e6n0g5h7;
* Nunca revele sua senha a ninguém, e tome cuidados para que ela não seja perdida ou roubada;
* Troque sua senha com freqüência, no mínimo a cada dois meses;
* Troque sua senha logo no início de sua assinatura;
* Não deixe sua senha gravada em seu computador;
* Crie o hábito de acompanhar sempre o seu extrato de acesso;
* Evite a todo custo receber e, principalmente, executar programas de origem desconhecida ou duvidosa, piratas, etc., qualquer que seja o tipo: joguinhos, utilitários, "inocentes" e bonitinhos screen-savers etc. Use somente programas originais.Siga as indicações disponíveis nos principais portais de acesso à Internet ( Uol, Terra, e outros).
* Jamais abra ou execute um arquivo recebido pela Internet (assim como por outras vias - como disquetes - também, é claro!) sem passá-lo antes pelo crivo de um programa anti-vírus atualizado;
* Ao fazer compras on-line, selecione com muito cuidado a quem você pretende fornecer o número do seu cartão de crédito.